segunda-feira, 21 de abril de 2014

P21 - Cidade Tomar

A verdade é  que eu não conheço muito da cidade de Tomar, quando passo por lá é sempre a correr e não dá tempo de nada, tenho por lá alguns amigos que estão sempre a “chatear-me” para lá ir, uma coisa que eu gosto é de descobrir Portugal e sempre que eles me falam disto a minha curiosidade aumenta cada vez mais.
No outro dia o meu amigo Rodrigo, num dos muitos passeios pela sua cidade andou a tirar umas fotografias que me fascinaram. Sempre que falo com ele sobre a sua cidade fico com a ideia que Tomar foi uma cidade misteriosa, talvez devido aos seus templários.
Depois de ver as fotografias fantásticas que o meu amigo Rodi tirou, pensei “porque não partilhar no meu blog, junto com um textinho informativo sobre a cidade?”:
E aqui está o resultado, para quem não conhece muito, assim como eu, já fica com um cheirinho J

Cidade de Tomar - Fotografia por: Rodrigo 14

A cidade de Tomar situa-se no distrito de Santarém, na província do Ribatejo, esta possui uma área de 351 km2 e 41.537 habitantes.
Tomar foi uma cidade conquistada em 1147, por D. Afonso Henriques aos Mouros, sendo depois doada por este monarca aos Templários em 1159.
É hoje uma cidade bastante conhecida, tanto pelos seus monumentos fabulosos, mas  também pelas suas potencialidades turísticas, que proporcionam visitas a inúmeras edificações históricas, relíquias arqueológicas, passeios pelos seus frondosos e frescos jardins e também ao longo do rio Nabão.
É nesta cidade magnífica que, entre outras festas, se realiza a tão conhecida, festa dos tabuleiros, festa realizada de 4 em 4 anos no principio do mês de Julho. É uma das manifestações mais antigas de Portugal e a sua origem encontra-se nas festas de colheita à deusa Ceres. 
Para quem nunca ouviu falar, a principal característica desta festa é o desfile/procissão onde desfilam enormes tabuleiros que representam as 16 freguesias do concelho, decorados com flores, pão e espigas de trigo, na qual percorrem as ruas da cidade num percurso de 5km. As ruas são enfeitadas com colchas nas janelas e são lançadas pétalas sobre o Cortejo.
Além desta realizam-se festas como: Cortejo das Coroas; Círio de Nª Senhora da Piedade; Feira de Santa Iria;
O seu evento mais recente é o Festival de Estátuas Vivas que se realiza pelo mês de Setembro, se não estou em erro.
A nível de património histórico mais relevante é de salientar: 
  • Castelo de Tomar;
  • Convento de Cristo;
  • Aqueduto dos Pegões;
  • Igreja de São João Baptista;
  • Igreja de Santa Maria do Olivais;
  • Ermida de Nossa Senhora da Conceição;
  • Sinagoga de Tomar;
  •   Museu Fernando Lopes-Graça;
Convento de Cristo - Fotografia por: Rodrigo 14

Espero que tenham ficado com uma ideia boa da cidade de Tomar, se tiverem oportunidade visitem que é uma cidade muito bonita ;)
Obrigado Rodi por me mostrares estas coisas.

2 comentários:

  1. Louvo a sua iniciativa mas...
    Desculpe...tem no seu texto algumas imprecisões:
    1 - O Concelho tem os tais 40 mil habitantes, a cidade deverá ter cerca de 20 mil ou talvez menos.
    2 - A cidade de Tomar deve ter muito menos área do que a que refere pois
    olhando um mapa das freguesias deverá ter cerca de 18 a 20 km quadrados.
    3 - «É hoje uma cidade bastante conhecida, tanto pelos seus monumentos fabulosos, mas também...» Não deve usar «...tanto /... mas também» e sim
    "como" substituindo "mas".
    4 - As «potencialidades turísticas» não proporcionam nada!
    5 - Festa dos Tabuleiros, sendo a "Festa maior" do Concelho de Tomar sempre se escreveu e escreverá, mal-grado os desacordos ortográficos, com maiúsculas iniciais.
    6 - «É uma das manifestações mais antigas de Portugal e a sua origem encontra-se nas festas de colheita à deusa Ceres.» Deverá referir que tipo de "manifestação" se trata e que, neste caso, parece ser religiosa. Não se tratava de festas de colheitas mas sim de festas de agradecimento à Deusa Ceres pelas abundantes colheitas.
    7 - A Festa dos Tabuleiros, tratando-se de festividade religiosa não tem "desfiles" mas sim"cortejo" e "procissão": Cortejo dos Tabuleiros e a "Procissão" das Coroas e Pendões do Espírito Santo.
    8 - «...na qual percorrem as ruas da cidade...» Errado! O que estará certo é: ...«percorrendo as ...
    9 - «Além desta realizam-se festas como: Cortejo das Coroas; Círio de Nª Senhora da Piedade; Feira de Santa Iria;» Deve especificar, porque se trata de novo parágrafo, a que se refere "desta". Além desta festa, realizam-se ainda naquela cidade as festas ...
    10 - E o Museu dos Fósforos Aquiles da Mota Lima? Um dos rarríssimos exemplares de museus a nível mundial?!

    ResponderEliminar
  2. Agradeço desde já pelo comentário, como disse logo no inicio do texto não conheço bem a cidade, mas todas as informações e termos contidos foram retiradas de informações partilhadas por entidades ligadas à cidade de Tomar, pelo qual vou manter. Não tenho como objectivo que seja um artigo académico, mas sim um artigo dinâmico na qual o leitor fique com um "cheirinho" do que pode encontrar. Na minha opinião não foi de todo pertinente a correcção a nível de formação de frase, pois é um texto de interpretação pessoal, mas mais uma vez agradeço todas as correcções feitas. A nível de pormenores ligados a festas realizadas/existência de outros museus e monumentos/curiosidades históricas, como já dei a entender, simplesmente interpretei informação recolhida, na prática não conheço nada a nível histórico de Tomar, quando passo por lá é simplesmente de passagem e nem tempo tenho de parar.Conto com a colaboração de quem estiver interessado em deixar sugestões de sítios a visitar, notas históricas ou o que quer que seja que complete este simples texto pessoal.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar