segunda-feira, 21 de abril de 2014

P21 - Cidade Tomar

A verdade é  que eu não conheço muito da cidade de Tomar, quando passo por lá é sempre a correr e não dá tempo de nada, tenho por lá alguns amigos que estão sempre a “chatear-me” para lá ir, uma coisa que eu gosto é de descobrir Portugal e sempre que eles me falam disto a minha curiosidade aumenta cada vez mais.
No outro dia o meu amigo Rodrigo, num dos muitos passeios pela sua cidade andou a tirar umas fotografias que me fascinaram. Sempre que falo com ele sobre a sua cidade fico com a ideia que Tomar foi uma cidade misteriosa, talvez devido aos seus templários.
Depois de ver as fotografias fantásticas que o meu amigo Rodi tirou, pensei “porque não partilhar no meu blog, junto com um textinho informativo sobre a cidade?”:
E aqui está o resultado, para quem não conhece muito, assim como eu, já fica com um cheirinho J

Cidade de Tomar - Fotografia por: Rodrigo 14

A cidade de Tomar situa-se no distrito de Santarém, na província do Ribatejo, esta possui uma área de 351 km2 e 41.537 habitantes.
Tomar foi uma cidade conquistada em 1147, por D. Afonso Henriques aos Mouros, sendo depois doada por este monarca aos Templários em 1159.
É hoje uma cidade bastante conhecida, tanto pelos seus monumentos fabulosos, mas  também pelas suas potencialidades turísticas, que proporcionam visitas a inúmeras edificações históricas, relíquias arqueológicas, passeios pelos seus frondosos e frescos jardins e também ao longo do rio Nabão.
É nesta cidade magnífica que, entre outras festas, se realiza a tão conhecida, festa dos tabuleiros, festa realizada de 4 em 4 anos no principio do mês de Julho. É uma das manifestações mais antigas de Portugal e a sua origem encontra-se nas festas de colheita à deusa Ceres. 
Para quem nunca ouviu falar, a principal característica desta festa é o desfile/procissão onde desfilam enormes tabuleiros que representam as 16 freguesias do concelho, decorados com flores, pão e espigas de trigo, na qual percorrem as ruas da cidade num percurso de 5km. As ruas são enfeitadas com colchas nas janelas e são lançadas pétalas sobre o Cortejo.
Além desta realizam-se festas como: Cortejo das Coroas; Círio de Nª Senhora da Piedade; Feira de Santa Iria;
O seu evento mais recente é o Festival de Estátuas Vivas que se realiza pelo mês de Setembro, se não estou em erro.
A nível de património histórico mais relevante é de salientar: 
  • Castelo de Tomar;
  • Convento de Cristo;
  • Aqueduto dos Pegões;
  • Igreja de São João Baptista;
  • Igreja de Santa Maria do Olivais;
  • Ermida de Nossa Senhora da Conceição;
  • Sinagoga de Tomar;
  •   Museu Fernando Lopes-Graça;
Convento de Cristo - Fotografia por: Rodrigo 14

Espero que tenham ficado com uma ideia boa da cidade de Tomar, se tiverem oportunidade visitem que é uma cidade muito bonita ;)
Obrigado Rodi por me mostrares estas coisas.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

P20: Falhar

Bem, a página do Marcador no facebook (https://www.facebook.com/marcadoreditora?fref=photo) está a oferecer um livro autografado do Pedro Chagas Freitas, precisamente o "Prometo Falhar" que falei numa publicação anterior, para isso era preciso escrever uma frase ou texto, a melhor ganha o livro, vamos ver se tenho sorte, queria mesmo ler o livro :)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=851178964895441&set=a.333078340038842.99602.177163485630329&type=1&theater

Como todo o ser humano prometo falhar, pois essa é a essência do ser humano. Por mais que se tente ser perfeito nunca o conseguiremos. A perfeita imperfeição em que vivemos no mundo é bem visível aos olhos de todos, nunca nos olhamos ao espelho?no mundo nada é perfeito, quem procura a perfeição está no mundo errado. A nossa forma de encarar as coisas é que torna tudo com um cheirinho de perfeito, a vida é poder voar e aproveitar o que nos rodeia ao máximo, é ter liberdade, caminhar e cheirar o perfume das flores, puder sentir a brisa do mar e puder guardar tudo isso no coração, temos de aproveitar ao máximo todos os momentos que a vida nos proporciona, hoje somos alguém e amanha seremos? Não sabemos, o ontem já passou, o hoje é certo mas o amanhã é imprevisível. A perfeição não existe , existe sim é seres capazes de aceitar o outro com os seus defeitos e ignora-los, porque o perfeito é imperfeito e todos falhamos. Um dia alguém me falhou e falhou de tal forma que percebi que nunca mais iria voltar, a vida é injusta e imperfeita, sei que será meu para sempre, vai haver muitas vidas entre nós, mas que se fosse hoje talves só tivesse falhado, mas como sempre me disse, o meu coração será sempre teu, seja de que forma for. Sei que estará sempre comigo e como ele, também lhe prometo falhar, se é que já não falhei, se calhar ele só me falhou porque eu lhe falhei...infelizmente foi uma falha mutua sem retorno, que acabou em algo irreal, algo que agora só dá para pensar e imaginar como teria sido se...mas uma coisa é certa, PROMETO FALHAR a todos!

Desejem me sorte :)

quinta-feira, 17 de abril de 2014

P19: Gabriel Garcia Marquez

Faleceu hoje aos 87 anos o escritor e também prémio Nobel da Literatura, Gabriel García Márquez.

A literatura acaba de ficar mais pobre...

"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver."
Gabriel García Marquez


terça-feira, 15 de abril de 2014

P18: "Prometo Falhar"

Este é um dos muitos excertos do novo livro de Pedro Chagar Freitas, o "Prometo Falhar", alguns dos excertos que ele vai partilhando no seu facebook despertam mesmo curiosidade em ler o livro completo :)
Este em especial faz me relembrar coisas passadas...

(imagem: Anka Zhuravleva)

"Diz lhe que ainda acordo a meio da noite para lhe puxar o cobertor para cima, que ainda a procuro ao meu lado para tentar adormecer, que o frio da cama sem ela não tem palavras que o definam e muito menos cobertores que o aqueçam. Diz-lhe que sou dela para sempre. Que há-de haver tantas vidas em nós, tantos homens e tantas mulheres, e que mesmo assim será ela, sempre ela, a mais inesgotável ela, a mais desaconselhável ela, a mulher de mim. Que, se tivesse de escolher um lugar para morrer, escolheria o fundo dos seus braços. Diz-lhe que a amo, por favor. Antes de mais nada diz-lhe que a amo. E diz-lhe também que já não volto."

in "Prometo Falhar", a mais recente obra de Pedro Chagas Freitas.

Encomenda de exemplares autografados exclusivamente através do e-mail
pedrochagasfreitas1@gmail.com
https://www.facebook.com/pedrochagasfreitas